UM NOVO TRABALHO EM 5 PASSOS

UM NOVO TRABALHO EM 5 PASSOS

CARREIRA

 

A minha vida profissional tem sido uma grande aventura. A bem dizer, a aventura começou logo na faculdade tendo deixado o curso de Direito ao fim de quatro anos para embarcar em Marketing, mas o reboliço continuou mesmo após a faculdade.

Já trabalhei em várias coisas, em várias empresas, e se fui muito feliz a fazer algumas delas, de outras fugi a sete pés assim que tive oportunidade.

Sei que muita gente não gosta do trabalho onde está mas, por causa da situação assustadora de instabilidade em que o país (ainda) se encontra, raramente pondera mandar tudo à fava e procurar um novo desafio. É assustador? Sim! É difícil? Não tanto como parece.

Hoje vou dar-te algumas dicas baseadas na minha experiência que te poderão ajudar a ter força para te livrars daquilo que não te faz feliz.

 

1. CV atualizado e original

O primeiro passo é atualizares o teu CV. Seja o LinkedIn ou um documento que envias em anexo nas tuas candidaturas – sempre em pdf, NUNCA em word. Evita o Europass – a não ser que a empresa o peça especificamente – e faz um CV fresco, fácil de ler e que marque pela diferença começando logo pela diferença visual. Se estás numa área criativa podes arriscar mais, se estás numa área mais conservadora faz algo mais minimalista. Exemplo de um CV que serve para qualquer área.

 

2. Pesquisa intensiva

Se tens um trabalho, e não tens uma almofada financeira para simplesmente te despedires – ou não queres arriscar assim tanto -, o melhor que tens a fazer é começares à procura enquanto ainda estás a trabalhar. Deixa claro às empresas a quem envias candidaturas que estás a trabalhar no momento e que só podes estar presente em entrevistas fora do teu horário laboral. Arranjar um novo emprego pode demorar algum tempo mas não desistas, aproveita o facto de ainda teres um emprego – mesmo que mau – para procurares algo que valha mesmo a pena.

 

Lê também “4 coisas que aprendi com a minha mudança de trabalho”

 

3. Trabalhar a rede de contactos

Seja no Facebook, no LinkedIn ou pessoalmente, interage com pessoas que trabalhem na tua área – familiares, amigos ou antigos colegas de trabalho. Começa com interações simples e depois combina um almoço ou um café, alguma oportunidade de conversa onde possas deixar claro que estás à procura de um novo desafio e se a pessoa puder ajudar tanto melhor.

 

4. Enviar candidaturas espontâneas

Nem sempre os melhores empregos se encontram nas ofertas publicadas pelas empresas. Elabora um email curto mas interessante sobre o teu percurso, as tuas qualidades e as razões porque gostavas de trabalhar em determinada empresa e envia para a empresa. Toma a iniciativa, não tens nada a perder e podes ter uma agradável surpresa.

 

5. Continuar a evoluir

Enquanto não encontrares nada que realmente valha a pena podes sempre investir em formação. Cursos de menor duração são excelentes para aprofundar conhecimentos, enveredar por uma área na qual não tens grande experiência profissional – enriquecendo o CV – e conhecer novas pessoas abrindo ainda mais horizontes e aumentando as hipóteses de arranjares um novo emprego. Atualmente existem ofertas no mercado para praticamente todas as áreas e em algumas delas existem até opções de formações online em que não precisas de sair de casa para aprender e desenvolver novas competências.

 

Lê também “6 passos para deixares de te sentir perdida/o”

Saiba mais